terça-feira, 11 de setembro de 2012

A dismorfofobia!

Caras amigas,

A dismorfofobia,

Denominada transtorno dismórfico corporal ou síndrome da distorção da imagem, é um transtorno psicológico caracterizado pela preocupação obsessiva com algum defeito inexistente ou mínimo na aparência física.

Esta fobia de ter um aspecto anormal é observada com mais frequência em adolescentes, de ambos os sexos, estando relacionada com as transformações ocorridas na puberdade, e muitas vezes por deficiências de educação por parte dos pais ou escola.

 Pode ocorrer também em adultos, principalmente em mulheres.

O diagnóstico pode ser um desafio, pois na sociedade actual os sintomas são semelhantes a uma vaidade excessiva. E quando essa vaidade excessiva se encontra também nos pais e nos avós torna-se difícil ser descoberta, assim como acontece com os complexos de inferioridade e superioridade, a descoberta tardia aumenta a dificuldade de tratamento!

Uso exagerado de cosméticos para disfarçar imperfeições, cuidados exagerados com os cabelos, dietas inconsequentes, bulimia, anorexia, exercícios exagerados, uso de roupas que escondem o corpo são algumas das características destes pacientes.

Sua causa é bastante discutível.
Pode ser gerada por uma baixa auto-estima, pode ser decorrente de uma infância deficiente de carinho e de aprovação levando a uma autocrítica destrutiva ( reflexo de crítica excessiva dos pais, que também pode levar a complexo de inferioridade), de sentimentos de abandono, ou mesmo por causas orgânicas, agravados pela grande exibição de figuras humanas padronizadas pelos meios de comunicação.
Pode também estar agregada a processos de auto-mutilação.

Na sociedade actual, a forma mais frequente de dismorfofobia é em relação ao peso corporal. Pessoas com peso adequado para sua altura e faixa etária consideram-se acima do peso, submetendo-se a regimes de fome, uso de medicamentos, vômitos forçados e exercícios físicos em excesso, daí a ligação à anorexia.

Outras formas de dismorfofobia consistem em : valorização excessiva de cicatrizes e marcas mínimas e praticamente imperceptíveis ( a pessoa se sente deformada, sente que a lesão é vista por todos e que ela atrapalha sua vida, como consequência evitando sair de casa, ou abusando de maquiagens corretivas) , procura doentia por tratamentos estéticos ( cirurgias plásticas, tratamentos de rejuvenescimento), idealização irreal de envelhecimento(uma mulher de 40 anos, por exemplo, que se considera tão enrugada e envelhecida como uma de 70).

A característica principal da dismorfofobia é que a opinião do paciente a respeito de sua própria aparência não é compartilhada pela opinião geral do meio em que vive. No entanto, o paciente não enxerga que ele é absolutamente normal, e insiste em sua idealização de inadequação física, resistente a argumentações.

Entre estes pacientes, figuram os principais responsáveis pela procura de cirurgiões plásticos e de dermatologistas para tratamentos estéticos, que acabam não ficando satisfeitos com tratamento algum ( uma vez que o problema está em sua própria auto-aceitação, e não no tratamento), e que acabam gerando uma série de denúncias infundadas contra estes profissionais, a quem acabam por culpar por não terem atingido a estética que idealizaram para si.

O tratamento é bastante difícil, pois grande parte dos pacientes não se aceita portador deste diagnóstico.
A maioria justifica-se como sendo "vaidosa" e classifica-se positivamente quanto a cuidar da aparência. No entanto, para o paciente, a dismorfofobia é fonte de grande sofrimento e angústia com sua aparência própria. Muitas das vezes quando o paciente é informado deste tipo de maleitas recusa-se a ser tratado pois acha que não sofre de nada, passando os sintomas apresentados para outras possíveis razões! Muitas das vezes pacientes com dismorfofobia são também cleptomaníacos, a ânsia de viver, choca com vergonha da sua própria existência e leva a comportamentos de risco! Pois precisam de se sentir vivos! A adrenalina do roubo da-lhes essa sensação!

O tratamento consiste em psicoterapia, longa e trabalhosa, e muitas vezes é necessário o uso de medicamentos para apoio dos sentimentos depressivos que acompanham o quadro.

Este é um dos síndromas que mais se desenvolvem na sociedade actual, junto com o complexo de Barbie, e exige tratamento rápido para uma melhoria de vida de todos os que habitam este planeta! Caso ache que sofre destes sintomas consulte o seu medico de família! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dado que vivemos num mundo em que a falta de educação impera, todos os comentários são moderados!